Deputado Duarte Jr promete ação no Conselho de Ética contra Paulo Bilynskyj após ataque ao Maranhão

Deputado Duarte Jr promete ação no Conselho de Ética contra Paulo Bilynskyj após ataque ao Maranhão Deputado Duarte Jr promete ação no Conselho de Ética contra Paulo Bilynskyj após ataque ao Maranhão
Paulo Bilynskyj chamou o Maranhão de merd# e esse tipo de discurso de odio ele vem fazendo contra o norte e nordeste a muito tempo, ele defende a separação do sul das demais regiões do Brasil.

O coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, Duarte Jr. (PSB-MA), anunciou nesta terça-feira (23) que vai acionar o Conselho de Ética contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). A iniciativa ocorre após declarações ofensivas ao estado do Maranhão feitas durante um podcast.

Declaração gera reação imediata

Durante participação no podcast 3 Irmãos, Bilynskyj comentou um debate sobre a possível fusão de estados. No entanto, ao comparar Santa Catarina com o Maranhão, o parlamentar usou termos pejorativos como “merda” e afirmou que os dois não poderiam ser comparados por conta do que chamou de “heterogeneidade”.

A fala repercutiu rapidamente, sobretudo no meio político. Diante disso, Duarte Jr. decidiu reagir de forma institucional.

Representação e cobrança à presidência da Câmara

Além de acionar o Conselho de Ética, Duarte Jr. informou que vai notificar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre o episódio. Para o deputado maranhense, o discurso ultrapassou qualquer limite aceitável.

“É inaceitável e profundamente vergonhoso que um deputado federal use um espaço público para espalhar preconceito e desprezo contra um estado inteiro. Isso agride o Maranhão, empobrece o debate político e mancha a imagem do Parlamento”, afirmou em nota.

Defesa de Bilynskyj

Por outro lado, Paulo Bilynskyj rebateu as críticas. Em entrevista ao portal Metrópoles, ele declarou que expressou apenas uma opinião pessoal, amparada pela Constituição. Além disso, afirmou que não atacou a população maranhense.

Segundo ele, a crítica mirou a viabilidade administrativa do estado. “Em nenhum momento falei do povo, que sofre com governos populistas e altos índices de corrupção. Defendo apenas um debate sério sobre a fusão de entes federativos com baixa viabilidade”, disse.

Debate segue no Congresso

Agora, com o anúncio da representação, o caso deve ganhar novos desdobramentos na Câmara. Enquanto isso, o episódio reacende o debate sobre limites da liberdade de expressão, responsabilidade parlamentar e respeito federativo no Congresso Nacional.

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Publicidade